quarta-feira, 21 de setembro de 2011

terça-feira, 2 de agosto de 2011

ESCOLHAS

VOCÊ FAZ SUAS ESCOLHAS E SUAS ESCOLHAS FAZEM VOCÊ !
Parece mentira, mas é pura verdade.
Sei lidar muito bem com problemas dos outros; pois gerencio mais de 30 funcionários em uma empresa de informática, porém confesso Prof. Osmar Coutinho, que tenho um problema que não consigo me livrar.
Levei muito tempo para eu chegar onde estou, muitas pessoas quiseram me derrubar e fizeram até “macumba” para que eu não obtesse êxito, mas fracassaram.
Sei que esse tipo de pessoa vai cruzar sempre a minha vida, mas não consigo deixar de pensar nelas diariamente. Isso está me fazendo muito mal, parece até que vou explodir. Existe alguma saída para essa situação?

Veja meu amigo, em que situação você se meteu!?!?
Mas é para isso que servem os amigos!!!
O que está acontecendo é que você não consegue se livrar do passado. Sei que não são lembranças boas mas foram elas que fizeram você chegar onde está.
Veja a história abaixo...

Certo dia, um professor atento ao comportamento dos seus alunos observou que poderia ajudá-los a resolver alguns problemas pessoais, e propôs uma atividade.
Pediu à todos que levassem para a próxima aula, uma sacola e algumas pedras, de vários tamanhos e formas.
No dia seguinte, orientou que cada um escolhesse uma pedra e escrevesse nela o nome de cada pessoa de quem
sentiam mágoa, raiva, inveja, rancor ou até ciúme.
A pedra deveria ser escolhida conforme o tamanho do sentimento.
Depois que todos haviam terminado a tarefa, o professor pediu que colocassem as pedras na sacola e a carregassem junto ao corpo para todos os lugares onde fossem, dia e noite.
Se alguma daquelas pessoas viesse a lhes causar mais sofrimento, eles poderiam substituir a pedra por uma maior ainda. E se uma nova pessoa os magoasse, deveriam escolher uma nova pedra, escrever o nome dela e colocar na sacola.
Assim foi feito.
Algumas sacolas ficaram cheias e pesadas, mesmo assim, ninguém reclamou.
Naturalmente, com o passar dos dias, o conteúdo das sacolas
aumentava em vez de diminuir.
O incômodo de carregar aquele peso se tornava cada vez mais evidente.
Com o passar dos dias os alunos começaram a mostrar descontentamento; afinal de contas, estavam sendo privados de muitos movimentos felizes, pois as pedras pesavam, e alguns ferimentos surgiram, provocados pelas saliências de algumas pedras.
Para não esquecer a sacola em nenhum lugar, os alunos deixavam de prestar atenção em outras coisas que eram importantes para eles.
Passado algum tempo, os alunos pediram uma reunião com o professor e falaram que não dava mais para continuar a experiência,
pois estavam cansados de carregar aquele peso morto, e alguns ferimentos incomodavam.
O professor que já aguardava pelo momento, falou-lhes: essa experiência foi criada para lhes mostrar o tamanho do peso que a mágoa, a inveja, o rancor ou o ciúme, ocasionam no coração de quem os carrega.

Quem mantém esses sentimentos perde precioso tempo na vida, deixa de prestar atenção em fatos importantes e de superar qualquer obstáculo, pode até provocar problemas psicológicos e ter consequências permanentes.

Esse é o “preço que se paga todos os dias” por carregar estes sentimentos negativos.

Agora a escolha é de vocês, terão duas opções:
01) jogar fora as pedras ou continuar a sua vida
02) ou mantê-las diariamente, desperdiçando sua força, energia e talento para carregá-las.
Se vocês optarem pela paz interior terão que se
livrar desses sentimentos negativos para sempre.
Um a um, os alunos foram se desfazendo das pesadas sacolas e todos foram unânimes em admitir que estavam se sentindo mais leves, em todos os sentidos.
Por fim, todos confessaram que naquele gesto simples descobriram que não vale a pena perder tempo e saúde carregando este fardo inútil e prejudicial.

CONCLUSÃO
Livrar-se das pedras é o mais fácil, o difícil é livrar-se dos ressentimentos.
Ou você perdoa, esquece e ignora, ou vai ser enterrado vivo junto com os seus pensamentos.

domingo, 17 de abril de 2011

ANIVERSÁRIO DO GEAEC - PROGRAMAÇÃO

GRUPO ESPIRITA AMOR ESPERANÇA E CARIDADE   

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA COMEMORATIVA
DO ANIVERSARIO DO GEAEC

PERIODO: 18 a 20 de abril de 2011.

PERIODO: 18/04 (segunda-feira)

Doutrinaria: PALESTRA EM HOMENAGEM AO LIVRO DOS ESPIRITOS

TEMA: “154 ANOS DE TRANSFORMAÇÃO PLANETÁRIA”


DATA: 20/04 (quarta-feira)

ATIVIDADE:
• Oração de Abertura
Apresentação do Grupo Educacional Sementeira de Luz CONFIRMADO
Apresentação do coral do Centro Espírita Amor e Humildade CONFIRMADO

Palestra em Homenagem ao Aniversário do GEAEC
TEMA: Eu, você e a Casa Espírita: Até onde vai meu livre arbítrio?
FACILITADOR: MARCO (MARQUITO) CONFIRMADO
AVISO: CONFRATERNIZAÇÃO em comemoração ao Aniversário do GEAEC e da Irmã Aurinha

segunda-feira, 28 de março de 2011

Licantropia e Zoantropia


1. CONCEITO DE ZOANTROPIA
A palavra Zoantropia tem origem do latim (zoo= animal e anthropos= homem) e é o fenômeno em que espíritos desencarnados devotados ao mal se tornam visíveis aos homens sob formas de animais, demonstrando assim sua degradação tanto moral, quanto espiritual. Esse processo de transformação também pode se dá através de uma metamorfose perispirítica, processada através de uma indução hipnótica, em que o desencarnado inferiorizado em suas culpas, ganha a forma animalesca. Uma das espécies de Zoantropia é a Licantropia e a Cinantropia que serão tratadas abaixo.

2. LICANTROPIA
Licantropia tem origem do vocábulo grego lykanthropía composto por Lykos (lobo) e tropos (forma), o que significa de acordo com o livro Estudando a Mediunidade de Martins Peralva “é o fenômeno pelo qual espíritos, pervertidos no crime, atuam sobre antigos comparsas, encarnados ou desencarnados, fazendo-os assumir atitudes idênticas às de certos animais.” No caso da licantropia o animal seria um lobo e a pessoa que sofre esse processo é chamada de Licantropo, que é uma palavra que tem origem do vocábulo grego lykaánthropos que significa: “ 1. Alienado que sofre de licantropia.. 2. Por extensão, Lobisomen.”
É um caso de fascinação em que uma ilusão é produzida pela ação do Espírito sobre o pensamento do médium fazendo o acreditar em coisas absurdas e colocando-o em situações constrangedoras. De acordo com o artigo da Revista Cristã de Espiritismo, n° 35, onde o autor aborda a questão da Zoantropia, ele afirma que se trata de um caso de Subjugação, que de acordo com o Livro dos Médiuns (Capítulo XXIII) se trata de “uma constrição que paralisa a vontade daquele que a sofre e o faz agir a seu mau grado” o que não deixa de ser parecido com a fascinação.
A licantropia pode ser agressiva ou deformante. No primeiro caso, a licantropia se expressa através da violência, da alucinação e pode chegar ao crime. Já o segundo é um caso extremo onde a pessoa imita os costumes, atitudes e posições de vários animais.

3. CINANTROPIA
A cinantropia é uma espécie da zoantropia onde o fenômeno em questão é igual a da Licantropia, mas o animal em que a pessoa se transforma é semelhante a um cachorro. Não constam muitos dados na literatura sobre o assunto.

4. INFLUÊNCIAS MENTAIS
De acordo com o artigo Corpo Astral da Revista Cristã de Espiritismo uma das características da “matéria espiritual” é o fato dela ser muito dócil à ação plasmatizante do pensamento. Ela sofre a ação do pensamento e se modela de acordo com as sugestões do mesmo. Essas sugestões são conhecidas como sugestões hipnóticas que são capazes de provocar as transformações perispirituais. Elas podem ser observadas sob dois aspectos: primeiro, através da auto-sugestão gerada por um sentimento de culpa, desenvolvidos através dos erros do passado; segundo, pela ação da mente de outro Espírito inferior, com o qual já há uma sintonia que explora os deslizes que o torna praticamente vulnerável.
O autor Hermínio C. Miranda nos esclarece que “o hipnotizador, ou o magnetizador, não pode moldar, à sua vontade, o perispítio da sua vítima, mas ele sabe como movimentar forças naturais e os dispositivos mentais, de forma que o Espírito, manipulado com perícia, acaba por aceitar as sugestões e promover, no seu corpo perispiritual, as deformações e condicionamentos induzidos pelo operador das trevas que funciona como agente da vigança, por conta própria ou alheia. Nessas condições, a vítima acaba por assumir formas grotescas, perde o uso da palavra, assume as atitudes e as reações típicas dos animais e é segregado, por tempo imprevisível, de todo o convívio com criaturas humanas normais e equilibradas”.
Então podemos concluir que afinidade e sintonia são elementos básicos para o estabelecimento do “pensamento de aceitação ou adesão”, conforme diz André Luiz no livro Mecanismos da Mediunidade. Através dos nossos comprometimentos com o passado, desenvolvidos por débitos cometidos junto com outros espíritos inferiorizados, com as quais ainda sintonizamos, poderemos ter a nossa vontade submetidas aos impérios hipnotizantes desses espiritos.


5. CASOS DE ZOANTROPIA NA LITERATURA
a) Libertação – André Luiz
No livro Libertação, pelo Espírito André Luiz, no capítulo 5 “Operações seletivas” narra a visita de André Luiz e Gúbio a um edifício onde ocorria julgamentos no qual a função dos juízes era a “de selecionar delinqüentes, a fim de que as penas lavradas pela vontade de cada um sejam devidamente aplicadas em lugar e tempo justos”. Um deles foi de uma mulher que, diante dos juízes, confessou que matou quatro filhinhos inocentes e tenros e combinou o assassinato do próprio marido, entregando-se depois às “bebidas de prazer”, mas nunca pôde fugir da própria consciência. O juiz então fixou sobre ela as irradiações que lhe emanavam do temível olhar, e disse que a sentença foi lavrada por ela mesma e que ela não passava de uma loba. A medida que a afirmação era repetida, a mulher, profundamente influenciável, passou a se modificar, chegando ao resultado final da licantropia. André Luiz constatou, naquela exibição de poder, o efeito do hipnotismo sobre o corpo perispirítico. Segundo explicações espirituais, ela não passaria por essa humilhação se não a merecesse. No entanto, a renovação mental depende única e exclusivamente dela. Deus mantém a senda redentora sempre aberta a seus filhos.

b) Nos Domínios da Mediunidade
No capítulo 23, Fascinação, do livro Nos Domínios da Mediunidade, pelo espírito de André Luiz, há um caso de fascinação onde uma senhora é dominada por um obsessor com o qual teve uma ligação antiga em uma outra vida onde ela o induziu ao mal e por ela não corresponder ao seu devotamento, ele passou a persegui-lá. No fato presenciado por André Luiz, o obssesor hipnotiza a mulher, que influenciada, cai e coleia pelo chão, como se fosse uma irracional, quase uivando como uma loba ferida. Diante da situação, foram transmitidos passes e palavras de conforto para o restabelecimento da vítima.

c) Diálogo com as sombras – Hermínio C. Miranda
No livro Diálogo com as sombras de Hermínio C. Miranda, há o caso de um médium que se apresentou incorporado de um Espírito que não conseguia dizer nenhuma palavra e como estava totalmente animalizado, somente sabia rosnar e queria morder o Orientador. Mantinha as mãos fechadas como se fossem patas. O grupo conversou com ele tentando convencê-lo de que ele era um ser humano e não um animal. Após muitas preces comovidas e passes, ele começou a ficar mais calmo e pareceu ter readquirido sua forma humana, pois passou a “conferir” seus braços, pés, mãos, etc.

d) Bíblia
Há um caso de zoantropia na bíblia em Daniel, capítulo 4, versículo 25 a 34, onde narra a história do rei da Babiblônia, Nabucodonosor, que após sua exaltação onde disse que construiu a Babilônia para fazer dela sua mansão real e para servir à gloria de sua majestade, escutou uma voz que lhe disse “Isto é a ti, ó rei Nabucodonosor, se intima: O teu reino passará de ti a outro possuidor, e lançar-te-ão da companhia dos homens e a tua habitação será com as alimárias e feras: comerás feno como o boi, e sete tempos passarão por cima de ti, até que reconheças que o Excelso tem um poder absoluto sobre os remos dos homens, e que os dá a quem lhe apraz.” Assim, viveu como um animal durante sete anos, findo o período, ele retomou a forma humana, seu reino e o juízo, e reconheceu que o Altíssimo domina sobre a realeza glorificando a Deus e a Sua Justiça e reconheceu que diante Dele nenhum habitante da terra tem importância.



6. TRATAMENTO ESPIRITUAL

Os casos de licantropia são os mais dificies de serem resolvidos. De acordo com Áulus no livro Domínios da mediunidade: “Não basta arrancar o joio. É preciso saber até que ponto a raiz dele se entranha no solo com a raiz do trigo, para que não venhamos a esmagar um e outro.”
O autor Hermínio C. Miranda afirma que: “O trabalho de resgate desses pobres irmãos, que chegam até a perder a consciência da sua própria indentidade, é tão difícil quão doloroso, e jamais poderá ser feito sem a mais ampla cobertura espiritual... eles se voltam contra o grupo mediúnico, que precisa estar preparado, resguardado na prece e em imaculada pureza de intenções”.
Para revertemos esses casos de deformações do períspirito não são necessários nenhum produto farmacêutico convencional e sim, somente, o humilde arsenal terapêutico da medicina dos espíritos que é a prece, o passe, a cooperação dos irmãos espirituais, a água fluidificada, o amor e principalmente a fé. O perdão também é necessário nos casos em que a vítima se sente culpada pelos seus débitos passados e continuam se sintonizando com aqueles que participaram de seus atos errôneos.
No caso descrito por Hermínio C. Mirando, no livro Diálogo com as Sombras, ele cita que durante as emissões de passes na vítima e as preces comovidas, eles também conversavam com ele, insistindo que o mesmo era um ser humano e não um animal. Foram ditas palavras amorosas, um tipo de sugestão hipnótica positiva, permitindo assim que ele restituísse sua forma perispiritual de ser humano.
Com isso concluímos que a melhor forma de favorecer a cura de pessoas que estão sofrendo a atuação desses espíritos inferiores é o estudo diário e incessante do Evangelho e da Doutrina, o trabalho incessante na seara do bem e sempre ter presente no coração, o amor.
Graças à reencarnação todos os que hoje estão perdidos nos mundos inferiores poderão se redimir e resgatar as suas dividas. Podendo assim, alcançar as bênçãos divinas.

Pesquisa realizada por Mariana Ferreira Borges Estrela

7. Obras consultadas

- Estudando a Mediunidade - Martins Peralva; 26ª Ed., FEB.
- Nos Domínios da Mediunidade – Francisco Cândido Xavier; 23ª Ed., FEB.
- Libertação - Francisco Cândido Xavier; 31ª Ed., FEB.
- Diálogo com as Sombras – Hermínio C. Miranda; 13ª Ed., FEB.
- Revista Cristã de Espiritismo, n° 35 – Zoantropia.
- Revista Cristã do Espiritismo, n°, Psicopatologia do Perispírito.
- Revista Cristã de Espiritismo, n° 25 – Artigo Corpo Astral.

domingo, 13 de março de 2011

ANIVERSÁRIO DE RENALVO

Hoje é o aniversário do nosso colaborador RENALVO LEMOS.

Poema a duas mãos

Sois ciência, verdade, filósofo
Poeta, compositor, professor
Faz da escrita desabafo
Da imaginação condutor

Olhar paciente, sincero
Reflete com o dom de criar
Na musicalidade de suas palavras
Podemos a dor suportar

Hoje o dia festeja o sol-rei
Que nasce bem alvo
Deus nos deu a convivência
De um ser iluminado

O presente da sua presença
Precisamos agradecer
Amizade, divina, eterna
Nunca iremos esquecer

Seu nome amigo , vem ver
Renalvo, é Jesus a escrever!

Elizangela Matos e Amante da Vida

domingo, 13 de fevereiro de 2011

GRADE DE MARÇO 2011


TERÇA 01/03/11: MEDIUNICA DE DESOBSESSÃO (Envolvidos: consultar a Coord. das Mediúnicas)

QUARTA 02/03/11 PALESTRA
TEMA: Os métodos contraceptivos: comportamentais (tabelinha), de barreira (preservativo, diafragma), dispositivo intra-uterino, métodos hormonais e cirúrgicos.  Facilitador:___________

03/03/11 A 09/03/2011: RECESSO DO CARNAVAL

QUINTA 10/03/11:  TERAPIA PELOS PASSES
TEMA: “O que são Chacras?O que são Chacras na visão da Doutrina Espirita?”  Facilitador: Valdirene e Ana

SEXTA 11/03/11: MEDIUNICA EXPERIMENTAL (Coordenação da Equipe Espiritual)

SÁBADO 12/03/11: GESLUZ – Márcia Bispo
Abertura: “Evan.Seg.Esp. C A P Í T U L O X I Amar o próximo como a si mesmo O mandamento maior. Fazermos aos outros o que queiramos que os outros nos façam.”
Ressaca Carnavalesca: “Alegria, Alegria!Carnaval da GESLUZ é só Alegria!”
( aceitamos doações de: confete, serpentina, espuma, mascaras,balas, sorvete, bolos,suco,cachorro quente.Quantidadepara 15 crianças)    

DOMINGO 13/02/11: BAZAR DE ESMERALDA
OBS:Trabalhadores do GEAEC o Bazar tem três etapas:
1ªO antes:divulgação,panfletagem e arrecadação de material,separação do material e arrumação do material na Esc. Simões Filho.
2ª O durante:participar da venda das mercadorias do inicio ao fim 07:30 às11:30 h
3ª O depois:Guardar os materiais, arrumar e limpar a (as) sala (as) que foram usadas na escola, levar o que sobrou para o Centro.

SEGUNDA 14/03/11: ESTUDO SISTEMATIZADO DO ESPIRITISMO SÉRIE “ANDRÉ LUIZ”:
Tema: REVISÃO DOS CAP.1 a 6(utilizar dinâmica)  Facilitador: _____________
ESTUDO AVANÇADO: Pratica Mediúnica (Só para os Cursistas freqüentes de 2010)

TERÇA 15/03/11: MEDIUNICA DE DESOBSESSÃO (Envolvidos: consultar a Coord. das Mediúnicas)

QUARTA 16/03/11: PALESTRA
TEMA: Problemas Existenciais sob o olha da Psicologia:
•             o que somos?
•             de onde viemos?
•             para onde vamos?
Facilitador: Anderson Fontes (A CONFIRMAR)

QUINTA 17/03/11: TERAPIA PELOS PASSES
TEMA: Existe correspondência e influencia entre os Chacras e os Orixás?
Facilitador: Rita de Cássia

SEXTA 18/03/11: FORMAÇÃO CONTINUADA DOS TRABALHADORES DO GEAEC
TEMA: Eu e a Sexualidade, mitos e realidade!
Facilitador:
ENVOLVIDOS: Trabalhadores e convidados definidos pela Equipe Espiritual.    

SÁBADO 19/03/11: GESLUZ – Márcia Bispo
Abertura: Oração, Dinâmica do Bom Dia.
Atividade do Dia: O que é Evangelização Infantil, Contrato de Convivência para 2011, Tema da GESLUZ para 2011: “Descobrindo os avanços científicos, filosóficos, religiosos e tecnológicos da Doutrina Espírita através da música”. Proposta de atividades para 2011
Hora do Lanche:( aceitamos  doações de: 2 pacotes de soja grãos pequenos sabor carne, camarão, azeite, leite de coco, temperos, quentro,cebolinha,1 kg arroz, 1 kg de farinha, 1 l de suco de uva Pergola .Quantidade para 15 crianças  CONTAMOS COM VOCÊS!         

DOMINGO 20/02/11: 3º EVANGELHO ITINERANTE Pela PAZ Mundial no ano de 2011.
Local: Sede do GEAEC         Hora: 18h30min       NÃO FALTEM!

SEGUNDA 21/03/11: ESTUDO SISTEMATIZADO DO ESPIRITISMO SÉRIE “ANDRÉ LUIZ”:
Tema: Cap. 7 - A queda de OTÁVIO
Cap. 8 - O desastre de ACELINO
Cap. 9 – Ouvindo impressões
Facilitador: Gildete
ESTUDO AVANÇADO:
Pratica Mediúnica (Só para os Cursistas freqüentes de 2010)

TERÇA 22/03/11: MEDIUNICA DE DESOBSESSÃO (Envolvidos: consultar a Coord. das Mediúnicas)

QUARTA 23/03/11: PALESTRA
TEMA:”A Ginástica Laboral como ferramenta para a melhoria da qualidade de vida física e espiritual.” Facilitador: Profº Otavio (A CONFIRMAR)

QUINTA 24/03/11: TERAPIA PELOS PASSES
TEMA: Técnicas de aplicação dos Passes  Facilitador:_________            

SEXTA 25/03/11:  REUNIÃO ADMINISTRATIVA - ASSEMBLEIA GERAL
 PAUTA: Aniversário do Centro e Festival de Sorvete

SÁBADO: 26/03/11 GESLUZ – Márcia Bispo, Renalvo e Gregori
Abertura: Oração, Dinâmica do Bom Dia.
Atividade do Dia: 1.Palestra: TEMA - QUEM CANTA SEUS MALES ESPANTAM!  Facilitador: Renalvo
Participação de Gregori
OBS: Renalvo fala da importância da música na vida encarnada e na vida espiritual do homem e mostra que todos podem cantar se quiser.
Vai mostrar a GESLUZ como montar um Coral.
Hora do Lanche:( aceitamos  doações de: 01 (UMA) Torta e suco caju. Quantidade para 15 crianças  CONTAMOS COM VOCÊS!!             

DOMINGO 27/02/11: 3º EVANGELHO ITINERANTE Em agradecimento aos Mentores e Guias Espirituais do GEAEC pelo apoio, instrução e limite que tem dado a todos nós .

SEGUNDA 28/03/11 ESTUDO SISTEMATIZADO DO ESPIRITISMO SÉRIE “ANDRÉ LUIZ”:
Tema: Cap. 10 – A experiência de JOEL
Cap. 11 - BERLAMINO, o doutrinador.     Facilitador: Olívia
ESTUDO AVANÇADO: Pratica Mediúnica (Só para os Cursistas freqüentes de 2010)

TERÇA 29/03/11: REFORÇO DA CASA (Envolvidos: consultar a Coord. das Mediúnicas)

QUARTA 30/03/11: PALESTRA
TEMA: A Missão do Brasil como Pátria do Evangelho  (Facilitador:___________)

QUINTA 31/03/11: TERAPIA PELOS PASSES
TEMA: Aplicação dos Passes (Exercícios práticos Coordenados pela Equipe Espiritual)