segunda-feira, 29 de novembro de 2010

ORIXAS: A FORÇA DA NATUREZA

Os orixás são deuses africanos que correspondem a pontos de força da Natureza e os seus arquétipos estão relacionados às manifestações dessas forças. As características de cada Orixá os aproxima dos seres humanos, pois eles se manifestam através de emoções como nós. Sentem raiva, ciúmes, amam em excesso, são passionais. Cada orixá tem ainda seu sistema simbólico particular, composto de cores, comidas, cantigas, rezas, ambientes, espaços físicos e até horários. Como resultado do sincretismo que se deu durante o período da escravidão, cada orixá foi também associado a um santo católico, devido à imposição do catolicismo aos negros. Para manterem seus deuses vivos, viram-se obrigados a disfarçá-los na roupagem dos santos católicos, aos quais cultuavam apenas aparentemente.


Estes deuses da Natureza são divididos em 4 elementos - água, terra, fogo e ar. Alguns estudiosos ainda vão mais longe e afirmam que são 400 o número de Orixás básicos divididos em 100 do Fogo, 100 da Terra, 100 do Ar e 100 da Água, enquanto que, na Astrologia, são 3 do Fogo, 3 da Terra, 3 do Ar e 3 da Água. Porém os tipos mais conhecidos entre nós formam um grupo de 16 deuses. Eles também estão associados à corrente energética de alguma força da natureza. Assim, Iansã é a dona dos ventos, Oxum é a mãe da água doce, Xangô domina raios e trovões, e outras analogias.


Na Umbanda e no Candomblé se cultuam muitos outros orixás, desconhecidos por leigos, por serem menos populares do que Xangô, Iansã, Oxossi e outros, mas com um significado muito forte para os adeptos dos cultos afro-brasileiros. Alguns são necessariamente cultuados, devido à ligação com trabalhos específicos que regem, para a saúde, morte, prosperidade e diversos assuntos que afligem o dia-a-dia das pessoas. Estes deuses africanos são considerados intermediários entre os homens e Deus, e por possuírem emoções tão próximas dos seres humanos, conseguem reconhecer nossos caprichos, nossos amores, nossos desejos. É muito comum, alguns dizerem que suas personalidades são conseqüências dos Orixás que regem suas cabeças, desenvolvendo características iguais às destes deuses africanos.


Apresentamos à seguir as descrições dos 16 Orixás mais cultuados no Brasil. Lembramos que existem diversas correntes no Candomblé e na Umbanda, por essa razão as informações poderão ser diferentes de acordo com a tradição ou região.

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

A MARCA DO AMOR

Um menino tinha uma cicatriz no rosto, as pessoas de seu colégio não falavam com ele e nem sentavam ao seu lado, na realidade quando os colegas de seu colégio o viam franziam a testa devido à cicatriz ser muito feia.
Então a turma se reuniu com o professor e foi sugerido que aquele menino da cicatriz não freqüentasse mais o colégio, o professor levou o caso à diretoria do colégio.
A diretoria ouviu e chegou à seguinte conclusão:
Que não poderia tirar o menino do colégio, e que conversaria com o menino e ele seria o ultimo a entrar em sala de aula, e o primeiro a sair, desta forma nenhum aluno via o rosto do menino, a não ser que olhassem para trás.
O professor achou magnífica a idéia da diretoria, sabia que os alunos não olhariam mais para trás.
Levado ao conhecimento do menino da decisão ele prontamente aceitou a imposição do colégio, com uma condição:
Que ele compareceria na frente dos alunos em sala de aula, para dizer o por quê daquela CICATRIZ.
A turma concordou, e no dia o menino entrou em sala dirigiu-se a frente da sala de aula e começou a relatar:
- Sabe turma eu entendo vocês, na realidade esta cicatriz é muito feia, mas foi assim que eu a adquiri:
- Minha mãe era muito pobre e para ajudar na alimentação de casa minha mãe passava roupa para fora, eu tinha por volta de 7 a 8 anos de idade...
A turma estava em silencio atenta a tudo .
O menino continuou: além de mim, haviam mais 3 irmãozinhos, um de 4 anos, outro de 2 anos e uma irmãzinha com apenas alguns dias de vida.
Silêncio total em sala.
-... Foi aí que não sei como, a nossa casa que era muito simples, feita de madeira começou a pegar fogo, minha mãe correu até o quarto em que estávamos pegou meu irmãozinho de 2 anos no colo, eu e meu outro irmão pelas mãos e nos levou para fora, havia muita fumaça, as paredes que eram de madeira, pegavam fogo e estava muito quente... 
Minha mãe colocou-me sentado no chão do lado de fora e disse-me para ficar com eles até ela voltar,
pois minha mãe tinha que voltar para pegar minha irmãzinha que continuava lá dentro da casa em chama.
Só que quando minha mãe tentou entrar na  casa em chamas as pessoas que estavam ali,
não deixaram minha mãe buscar minha irmãzinha, eu via minha mãe gritar:
- " Minha filhinha está lá dentro!"
Vi no rosto de minha mãe o desespero, o horror e ela gritava, mas aquelas pessoas não deixaram minha mãe buscar minha irmãzinha...
Foi aí que decidi.
Peguei meu irmão de 2 anos que estava em meu colo e o coloquei no colo do meu irmãozinho de 4 anos e disse-lhe que não saísse dali até eu voltar.
Saí de entre as pessoas, sem ser notado e quando perceberam eu já tinha entrado na casa.
Havia muita fumaça, estava muito quente, mas eu tinha que pegar minha irmãzinha.
Eu sabia o quarto em que ela estava. 
Quando cheguei lá ela estava enrolada em um lençol e chorava muito...
Neste momento vi caindo alguma coisa, então me joguei em cima dela para protegê-la, e aquela coisa quente encostou-se em meu rosto...
A turma estava quieta atenta ao menino e envergonhada então o menino continuou:
Vocês podem achar esta CICATRIZ feia, mas tem alguém lá em casa que acha linda e todo dia quando chego em casa, ela, a minha irmãzinha me beija porque sabe que é marca de AMOR.
Vários alunos choravam, sem saberem o que dizerem ou fazerem, mas o menino foi para o fundo da classe e imovelmente sentou-se.
Para você que leu esta história, queria dizer que o mundo está cheio de CICATRIZES.
Não falo da CICATRIZ visível mas das cicatrizes que não se vêem, estamos sempre prontos a abrir cicatrizes nas pessoas, seja com palavras ou nossas ações.
Há aproximadamente 2000 anos JESUS CRISTO, adquiriu algumas CICATRIZES em suas mãos, seus pés e sua cabeça. Essas cicatrizes eram nossas, mas Ele, pulou em cima da gente, protegeu-nos e ficou com todas as nossas CICATRIZES.
Essas também são marcas de AMOR.
Jesus te ama, não por quem você é,
mas sim pelo que você é,
e para Jesus você é a pessoa mais importante deste mundo.
Nunca se esqueça disso!

terça-feira, 16 de novembro de 2010

CURSO DE PASSE: MODULO I - PASSE, FLUIDO E ENERGIA

Os fluidos e o passe

Que são fluidos?
Os fluidos são o veículo do pensamento dos Espíritos, tanto encarnados quanto desencarnados. Todos estamos mergulhados no fluido cósmico universal, substância básica da Criação, que varia da imponderabilidade até a ponderabilidade. Os fluidos espirituais estão impregnados dos pensamentos dos Espíritos, portanto varia de qualidade ao infinito. A atmosfera fluídica é formada pela qualidade dos pensamentos nela predominantes.
O que é o Passe?
É a transferência de fluidos de uma pessoa a outra, através da prece e imposição de mãos, procedimento largamente usado nos centros espíritas. As energias são oriundas dos fluidos humanos (do passista) e fluidos espirituais (dos Espíritos que trabalham com a equipe de médiuns). Existem três tipos de magnetismo: o humano, o espiritual e o misto. O tipo de magnetismo utilizado nas casas espíritas é o misto, pois à ação dos encarnados soma-se a ajuda benéfica dos Espíritos que trabalham na área, qualificando, direcionando e potencializando os fluidos.
O que é um passe anímico?
Animismo é um termo usado para designar a ação oriunda do próprio médium. Passe anímico é aquele em que se utiliza o magnetismo humano (do médium). Allan Kardec nos ensina que os fluidos oriundos do magnetizado sempre recebe a ação espiritual, mesmo que ele não acredite nisso, pois todos possuem anjos guardiães ou guias espirituais. Além do mais, estando mergulhado no fluido cósmico universal, o passista sofre a ação do mundo espiritual sobre ele. Nos centros espíritas, onde teoricamente os Espíritos estarão trabalhando em muito maior escala, não se concebe que tenha um passe sem a ajuda deles. Seria um contra-senso. Os passes aplicados nos centros espíritas não são, portanto, anímicos. Algumas técnicas e conceitos sobre o passe foram divulgadas no Movimento Espírita por Edgar Armond (um esoterista que converteu-se ao Espiritismo) e ainda o são, pela Federação Espírita do Estado de São Paulo - FEESP, orientada no passado por ele. É daí que vem as teorias dos passes anímicos e outros tantos que vemos nas casas espíritas. Mais instruções sobre o assunto podem ser encontradas na apostila Espiritismo para Iniciantes, no capítulo "O Passe".
Existe passe especial?
O passe especial foi uma denominação inadequada dada ao passe ministrado às pessoas em tratamento nos centros espíritas. Logo foi visto como sendo "diferente" e as pessoas querem recebê-lo a todo custo. Na maioria das vezes é desnecessário, pois o passe convencional atende às necessidades gerais. A diferença entre os passes está na equipe espiritual que secunda os passistas no momento do atendimento, no tempo de imposição das mãos sobre o paciente e nas diversas fases do processo terapêutico utilizado nas casas. E, é claro, depende das condições morais de quem o aplica. De nada adiantam técnicas, formas ou teorias especiais se o passista for pessoa de má índole ou não trabalhar por sua depuração moral.
Qual diferença entre passe magnético e passe espiritual?
O passe magnético é aquele onde a energia utilizada provém apenas do encarnado, ou seja, é utilizado o magnetismo humano. No passe espiritual são utilizados os fluidos dos Espíritos, que do mundo invisível agem sobre os indivíduos. No passe misto existem os dois tipos de fluidos, o humano e o espiritual, sendo largamente utilizado nos centros espíritas na cura das doenças físicas e psíquicas.
Existem milagres?
O milagre é fenômeno que não se consegue explicação racional e nos parece sobrenatural. Na verdade é apenas a manifestação intencional (provocada por agentes conscientes) ou espontâneas (causadas por agentes inconscientes) de determinadas leis da natureza, ainda desconhecidas pelo homem. Deus criou leis perfeitas e imutáveis. Se o milagre existisse seria uma transgressão a estas leis. O que existe é a ignorância dos princípios que regem as leis de Deus. O que pode parecer milagre para uns, é perfeitamente explicável para outros. Por exemplo um índio selvagem que visse um eclipse do sol, acharia aquilo um milagre, mas estudando astronomia, percebe que um astro se sobrepõe a outro com um fenômeno natural. A ciência ajuda na desmistificação dos milagres. Chegará o dia em que em todos conhecerão as leis que regem os fluidos, a mediunidade, a influência do mundo espiritual sobre o mundo físico, a ação dos Espíritos sobre a matéria etc.
Com relação à água fluidificada, a quantidade de um recipiente pode ser tomada por todos os membros de uma família, ou teria que ser um recipiente para cada membro da família?
A água fluidificada é considerada magnetizada pelos Espíritos, contendo portanto alterações ocasionadas pelos fluidos salutares ali colocados para o equilíbrio de alguma enfermidade física ou espiritual. Deve ser usada como um medicamento. Manda o bom senso que não se usem remédios sem necessidade, portanto só deve usar a água fluidificada quem estiver necessitando dela. O hábito de levar para casa litros e litros de água fluidificada para ser usada por toda a família todos os dias, não faz sentido, quando a prevenção energética ou reposição de fluidos do corpo espiritual é feito através do passe regular.
Por que fechar o vaso que contém a água a ser fluidificada?
O frasco que contém a água a ser fluidificada tanto pode estar aberto quanto fechado. Por uma questão de higiene certamente que será muito melhor que ele esteja com tampa. Isto não influi no resultado da magnetização, pois as substâncias colocadas na água pelos Espíritos que trabalham na fluidoterapia, através da imposição das mãos dos encarnados, atravessam os campos da matéria tangível com facilidade.
Qualquer pessoa pode aplicar passes?
Sim qualquer pessoa pode doar de suas energias, mas nem todos devem fazê-lo, pois a condição moral do indivíduo influencia diretamente na qualidade dos fluidos doados. A tarefa do passista, como qualquer outra que se desempenha no campo religioso, carece de preparo moral e esforço constante para vencer as más inclinações. Só a boa vontade não basta. Os Espíritos superiores ensinam que os fluidos espirituais podem ser alterados quando passam pela estrutura do encarnado e que apenas a moralização deste pode dar a garantia de bons resultados. Daí a razão pela qual nem sempre as pessoas se beneficiam com os passes a que se submetem por anos a fio nas casas espíritas que não primam pela boa qualidade espiritual de suas práticas.
A atividade do princípio vital está condicionada ao trabalho dinâmico dos órgãos? Ou seja, os órgãos são a causa geradora do princípio vital?
É o contrário. Allan Kardec diz que o princípio vital é a força motriz dos corpos orgânicos, mas uma coisa depende da outra, ou seja o princípio vital não existe sem a matéria e a matéria não tem vida sem o princípio vital. Os Espíritos afirmam que uma das modificações mais importantes do fluido universal é o fluido vital. Ele é o responsável pela força motriz que movimenta os corpos vivos. Sem ele, a matéria é inerte. Podemos dizer que ele é responsável pela animalização da matéria, pois, segundo os Espíritos, a vida é resultado da ação de um agente sobre a matéria. Esse agente é o fluido vital. É ele que dá vida a todos os seres que o absorvem e assimilam. A matéria sem ele não tem vida assim como ele sem a matéria não é vida. Quando os seres orgânicos perdem a vitalidade, por ocasião da morte, a matéria se decompõe formando novos corpos e o fluido vital volta à massa, ao todo universal, para novas combinações e utilizações no Universo.
No caso dos vegetais e animais como funciona o princípio vital?
Da mesma maneira, ou seja, produzindo energia, como uma força motriz.
O princípio vital absorvido pelo corpo humano é o mesmo que anima os animais e vegetais?
O princípio vital é o mesmo, mas sofre modificações segundo as necessidades das espécies.
O fluido animalizado do médium, nome dado por alguns autores, é o mesmo que ectoplasma?
É a mesma coisa. Apenas uma questão de forma.
No caso da escrita direta, com ou sem utilização do lápis pelo Espírito, é necessário o fornecimento do ectoplasma para se dar o fenômeno?
Sim, em todos os fenômenos, inclusive de cura, é necessário o ectoplasma.
O que é água fluidificada?
É a água magnetizada por fluidos espirituais e humanos, realizada com as preces e imposição das mãos.

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

CURSO DE PASSE: MÓDULO I - DUPLO ETÉRICO

Imagem retratando o duplo etérico e o corpo físico associados, mas detalhando o duplo em sua estrutura mais íntima.
1. CONCEITO

DUPLO ETÉRICO É UM INVÓLUCRO ENERGÉTICO,VIBRATÓRIO, LUMINOSO, VAPOROSO E PROVISÓRIO QUE COEXISTE ESTRUTURALMENTE COM O CORPO FÍSICO E O CIRCUNVOLVE. ESTÁ LIGADO A DOAÇÃO OU EXTERIORIZAÇÃO DE ENERGIAS POIS NO DUPLO ETÉRICO É QUE SE SITUAM OS CHAKRAS OU CENTROS DE FORÇA. O DUPLO ETÉRICO TEM IMPORTANTE PAPEL NAS TERAPIAS ENERGÉTICAS. É MUITO CONFUNDIDO COM O PERISPÍRITO OU CORPO ASTRAL.

2. LOCALIZAÇÃO

O CORPO ETÉRICO É O AGENTE INTERMEDIÁRIO ENTRE O CORPO FÍSICO E O PERISPÍRITO (CORPO ASTRAL). 

3. COMPOSIÇÃO

É CONSTITUÍDO POR FLUIDO VITAL (ENERGIA VITAL OU PRANA) DAÍ A DENOMINAÇÃO CORPO VITAL. ESTE FLUIDO, ORIGINADO DO FLUIDO CÓSMICO UNIVERSAL ABSORVIDO PELAS MOLÉCULAS ORGÂNICAS CONFERE O ATRIBUTO DA VIDA

4. PARA-ANATOMIA DO DUPLO ETÉRICO

4.1 LIMITES

OS LIMITES PLÁSTICOS DO CORPO HUMANO SÃO ULTRAPASSADOS EM CERCA DE 1 CM PELO CORPO ETÉRICO

4.2. TEXTURA

TÍPICA DOS ELEMENTOS FLUÍDICOS, MAIS DENSA NOS INDIVÍDUOS PRIMITIVOS E MAIS SUTIL E DELICADA NOS SERES HUMANOS ESPIRITUALMENTE MAIS EVOLUÍDOS.

4.3 FORMA
HUMANÓIDE, COM GRANDE ELASTICIDADE.

4.4 COLORAÇÃO

BRANCA OU ACINZENTADA.

4.5 ESTRUTURA

NÃO POSSUI ÓRGÃOS COMO O C. ASTRAL.

POSSUI REGIÕES DENOMINADAS CHAKRAS OU CENTROS DE FORÇA QUE CAPTAM ENERGIA CÓSMICA DISTRIBUINDO-AS PARA O CORPO FÍSICO (REBAIXAMENTO VIBRATÓRIO) E PARA O PERISPÍRITO ( OU CORPO ASTRAL ) POR ACELERAÇÃO VIBRATÓRIA.

OS CHAKRAS SÃO INTERLIGADOS POR NADIS OU CANAIS QUE PERMITEM CIRCULAR AS ENERGIAS.

OBS: O PASSE SOBRE O CHAKRA CORONÁRIO, PELOS NADIS, CHEGA AO LOCAL NECESSITADO

5. PARAFISIOLOGIA DO DUPLO ETÉRICO

5.1 FUNÇÃO BÁSICA

O CORPO ETÉRICO É O VEÍCULO E A RESERVA DA NOSSA ENERGIA VITAL, ABSORVE O FLUIDO VITAL E O DISTRIBUI PELO CORPO HUMANO ALÉM DE O TRANSFORMAR EM FLUIDOS SUTIS ENVIANDO-OS AO CORPO ASTRAL (PERISPÍRITO).

5.2 PRODUÇÃO DE ECTOPLASMA

O CORPO ETÉRICO É O PRINCIPAL RESPONSÁVEL PELA ELABORAÇÃO DO ECTOPLASMA, PORTANTO PARTICIPA DIRETA-MENTE NA MEDIUNIDADE DE EFEITOS FÍSICOS E MATERIALIZAÇÃO DOS ESPÍRITOS.

5.3. EXTERIORIZAÇÃO DE ENERGIAS

NOS PROCESSOS DE IRRADIAÇÃO, PASSES MAGNÉTICOS E SIMILARES HÁ PROJEÇÃO DE ENERGIA VITAL DO CORPO ETÉRICO EM DIREÇÃO AO PACIENTE.
MAGOS, MÉDIUNS, PARANORMAIS, FEITI-CEIROS, ETC, USAM ( CONSCIENTEMENTE OU NÃO ), A PROJEÇÃO SEU C. ETÉRICO COM FINALIDADE TERAPÊUTICA OU CRIMINOSA.

5.4 NÃO HÁ LUCIDEZ DA CONSCIÊNCIA

O CORPO ETÉRICO NÃO ATUA COMO VEÍCULO SEPARADO, INDIVIDUAL, PARA A MANIFESTAÇÃO DA CONSCIÊNCIA, NEM ESTÁ APTO PARA CAPTAR INFORMAÇÕES POR NÃO TER PARACÉREBRO ( AO CONTRÁRIO DO CORPO ASTRAL = PERISPÍRITO ) .

5.5 PROGRAMAÇÃO DO TEMPO DE VIDA

O DUPLO ETÉRICO TRAZ, EM SI, A PROGRAMAÇÃO DO TEMPO DE VIDA FÍSICA DO INDIVÍDUO. O D. ETÉRICO POSSUI UM “QUANTUM” DE ENERGIA VITAL.

5.5.1 Desgaste Natural

5.5.2 Reposição
a) Respiração

b) Alimentação
c) Passe ou Irradiação

d) Absorção pelo CHAKRA Esplênico

5.5.3 Desgaste Precoce

a) Vícios

b) Suicídio

O SUICIDA SOFRE: FILOSOFICAMENTE POR TRANSGREDIR A LEI; CIENTIFICAMENTE: NÃO HAVENDO ESGOTAMENTO DOS ÓRGÃOS HÁ RETENÇÃO DE FLUIDO VITAL E O PERISPÍRITO PODE PERMANECER LIGADO AO CADÁVER.

5.6 FIXAÇÃO DO CORPO ASTRAL AO C. FÍSICO

5.6.1. O Perispírito (C. astral) une-se ao corpo físico, molécula à molécula pelo C. Etérico.

5.6.2. Na Encarnação o Fluido Vital do óvulo já fixa as energias perispirituais do reencarnante. 

5.6.3  Na fecundação, milhões de espermatozóides excedentes fornecem a energia vital para a constituição inicial do c. etérico o qual fixará o c. astral ao embrião.

5.6.4  Com as enfermidades e o falecimento dos órgãos não há mais fixação do fluido vital, o desprendimento progressivo do mesmo determina a morte ou seja o desligamento do corpo astral do corpo físico.

5.7 MANUTENÇÃO DAS FORMAS PENSAMENTO

Formas pensamentos são emanações mentais nossas ou de desencarnados que são vivificadas por massas de Fluido vital.

Também conhecidas como “Cascões Astrais” na Teosofia. Por serem vitalizadas mantém-se c/ vida vegetativa temporária.
 

Dr. Ricardo Di Bernardi